quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Estou me especializando em Educação a Distância

Dia 16 de julho iniciei uma especialização em Metodologias e Gestão para Educação a Distância. O curso é no modelo Streaming (nada mais propício rs) que nada mais é do que a distribuição do conteúdo das aulas via internet. Nada melhor do que aplicar desde já a teoria na prática, aula a aula.

Fico pensando, cá com meus botões (que termo mais antigo rs) que, embora tenha 35 anos, logo poderei compartilhar com meus alunos:

- Sabe, "antigamente", as aulas eram totalmente diferentes... nós professores escrevíamos tudo em lousa, com giz branco, saímos todos sujos e sofríamos de alergia kkkkkkkkkkkkk.... os alunos recebiam as informações de uma forma sintetizada e, embora o professor estivesse presente o tempo todo, não havia muita interação, já que a idéia não era facilitar a aprendizagem e sim, ENSINAR. Vocês, alunos não tinham tanta oportunidade de buscar o conhecimento e se envolver no processo de forma mais comprometida já que precisavam ser ensinados o que, de certa forma, é bem diferente de APRENDER e APREENDER conteúdo.

É verdade que a educação mudou muito, antes da entrada da EaD, já temos vivido esse processo de ensino-aprendizagem, de autonomia na busca pelo conhecimento por parte do alunado... é nosso papel hoje em dia, estimulá-lo a isso... mas vejo que a EaD vem com força nessa idéia de que o aluno é MUITO responsável por aquilo que apreende pra si.

Como disse o professor Fredric Litto, em nossa primeira aula, teremos que conviver ainda, por um tempo, com alguns mitos que circundam a Educação a Distância como:

- Trata-se de uma modalidade nova de ensino: só no Brasil existe há 15 anos
- Serve para qualquer tipo de aluno: não mesmo... exige MUITA disciplina!

Creio que o termo Educação a Distância dá margens para alguns preconceitos também... quem sabe no futuro não assumamos o termo utilizado na Europa - Educação Flexível? Em uma geração tão "mobile" penso ser muito mais pertinente.

Por enquanto é isso aí, pessoal! Não deixem de comentar!

Abçs,
Monica Mendes Sales
Anhanguera Educacional

13 comentários:

  1. Eu tenho mta vontade de fazer um curso À distancia... Só que acho que não tenho disciplina o bastante para isso! Também acho que o mercado ainda discrimina mto os profissionais que se foram em EAD, não param pra pensar que esses são profissionais mais dedicados... pelo menos na minha opinião!

    ResponderExcluir
  2. Você tem certa razão em temer, Bruna... mas só devido à falta de informação que cerca a EaD mesmo... É claro que toda novidade causa desconfiança (embora EaD não seja novidade, mas apenas encarada como). Mas isto diminuiu muito. A diferença entre presencial e à distância está na modalidade do ensino e não na qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Olá Monica, parabens pelo Blog. O tema é super importante e atual, e cada vez mais fará parte de nossas vidas. Muitas empresas já utilizam o EaD para atualização e capacitação de seus colaboradores espalhados nas mais diferentes regiões. É um caminho sem volta.

    ResponderExcluir
  4. Opa, visitando o blog de minha maninha, me lembrei da época em que era febre ter blogs. Foi uma época muito boa e acho muito interessante voltar a colocar não apenas em papel, mas on-line o conhecimento adquirido. Quanto ao assunto em questão Ead, eu também já me matriculei umas 2 vezes mais ainda não me disciplinei a isso. Mas preciso e quero muito fazer isso, afinal de contas já que isso já é feito na empresa em que eu trabalho creio que devo estender isso também a meu conhecimento pessoal. Bjooosss Mozin!

    ResponderExcluir
  5. Tássia, mais uma vez fica claro que EaD não é para todos... é para quem tem disciplina... sendo assim, o mercado de trabalho, cada vez mais se atentará para o perfil desse profissional. Não desista... persista!

    ResponderExcluir
  6. Eu ia estudar assim, letras. Ñ rolou pq engravidei. Mas respeito este modo de estudar e digo mais: é o caminho do futuro. Pois estudar presencial e trabalhar é a treva. Ainda + com filho pequeno q é me caso.

    ResponderExcluir
  7. Oi Profa Mônica parabéns pelo Blog. É falar "antigamente" deixa a gente tão velha né. Mas é isso que a tecnologia nos propicia. Eu acredito muito na educação a distância e inclusive faço muitos cursos assim, é tão bom estar no conforto do seu lar, no seu tempo. Parabéns e que venham novos assuntos para o blog.

    ResponderExcluir
  8. Eu já acho o contrário, que o EAD é para todos os alunos, mas não para todos os cursos. Os cursos do ensino superior, por exemplo, alguns podem ser a distância, mas em outros o contato com professores e colegas da sala de aula é muito importante na formação aluno, principalmente para o Networking que se cria na Faculdade.

    Hoje em dia o EAD já é realidade nos EUA, todas as Universidades possuem um portal bem elaborado para oauxiliar o ensino a distância, e até mesmo as aulas presenciais utilizam essa ferramenta, para contato do professor e aluno durante a semana, tarefas, fóruns com tópicos discutidos em sala, etc.

    ResponderExcluir
  9. Ediana, o perfil do alunado nos Estados Unidos é bem diferente do nosso... talvez por isso não haja tanta divergência quando dizemos que aqui o EaD não é para todos... mas chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  10. Querida colega,
    Adorei o seu post. Sabe que esse negócio de Internet me encanta desde o meu TCC (tempos da facul...) e mexe comigo até hoje mais do que nunca!
    Concordo quando você diz que EaD é para quem tem disciplina. Eu, por exemplo, só consigo fazer ginástica se eu for para a academia. Só aprendo um idioma se tiver um professor cobrando. Dentre outras coisas...
    Acredito que para pessoas como eu essa é uma oportunidade para desenvolver competências para um novo mercado de trabalho que surge (e a disciplina certamente é uma delas).
    Parabéns pelo Blog e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu comentário, querida colega Leila! Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog Mônica querida [quanta formalidade ein] [rs] AMEI mesmo...Esse blog é para mim tbm já que estou na área ... Beijos

    ResponderExcluir